quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CONCÍLIO.

Em dezembro, o I Concílio de Missão Global, em Santa Catarina, lançou grandes desafios. O evento aconteceu em Governador Celso Ramos e contou com cerca de 230 pessoas, entre empresários, pastores, obreiros e missionários. O objetivo foi desafiar os presentes a evangelizarem às 164 cidades sem igreja estabelecida, além de bairros em grandes cidades que também não tem uma igreja Adventista.

No concílio estiveram presentes os pastores Edson Choque (Missão Global - DSA), Sidnei Mendes (missão global - USB), Ilson Geisler (presidente - AC), Apolo Abrascio (secretário/missão global - AC) e Josias Silva (tesoureiro - AC). Vale mencionar que foi o primeiro evento do pastor Geisler como presidente do campo.
Os participantes puderam entender que o envolvimento é completo com a Associação Catarinense (AC) planejando e investindo em Missão Global, os pastores e missionários abraçando o projeto em seu distrito e os membros acreditando neste projeto. Na ocasião, vários departamentos da AC marcaram seu compromisso com o projeto: a Educação Adventista adotou Antônio Carlos, mantendo um obreiro e planejando a primeira congregação no município já em 2011; o departamento de Publicações planeja evangelizar e construir uma igreja em uma cidade sem presença Adventista entre 2011 e 2012. Os próprios pastores doaram parte de seu pacto para a manutenção de um obreiro em Itapiranga, no oeste.
"Quero lembrar ainda que a Missão Global está completamente envolvida com o projeto ?Templos de Esperança?. Buscamos a orientação divina para implantar as igrejas no local certo e na hora exata, de tal forma que elas possam nascer fortes, e receberem bom acompanhamento, até serem consolidadas em termo de membros e liderança", comenta o pastor Apolo, que ainda acrescenta: "Quero ressaltar também a responsabilidade missionária dos nossos membros. Irmãos com o coração na missão. Um exemplo é um membro, que prefere manter o anonimato, que investe seus recursos na manutenção de obreiros, atendendo dez cidades sem presença adventista em Santa Catarina. Deus seja louvado".

VIDA POR VIDAS

Projeto de doação de sangue e medula Vida por Vidas esteve presente na corrida em prol da ética na política, que aconteceu no domingo, 12 de dezembro, na Esplanada dos Ministérios.

Mil e duzentos atletas participaram da I Corrida contra a Corrupção. E o atleta e diretor do projeto no Distrito Federal, pastor Fernando Lopes, teve destaque na foto de primeira página do Caderno de Esportes do jornal Correio Braziliense.
O periódico menciona que os atletas que trotaram ou correram até 10km se mobilizaram para sensibilizar a sociedade em favor da causa. “Mais do que uma festa do esporte, isso é um movimento para chamar atenção para a corrupção do país”, disse o organizador, Duque Dantas, da Secretaria de Controle interno do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A matéria completa pode ser lida no site www.mg.superesportes.com.br.

ASA

Cadeiras, música e palco para show no meio da rua Cel. Bento José de Carvalho no bairro de Vila Matilde, zona leste de São Paulo, levaram muitos moradores para as sacadas e telhados de suas casas. Foi assim que muita gente acompanhou a celebração dos 10 anos da ASA, Ação Solidária Adventista, da APL. A festa teve o tom de gratidão. “Essa celebração é de gratidão a Deus e as dedicadas líderes de ASA e sua equipe, queremos que cada uma receba o nosso reconhecimento pelas atividades desenvolvidas em 2010”, destacou o pastor Jair Miranda, diretor da ASA/APL.

A abertura contou com a participação dos cantores Cintia Nascimento e Josué de Castro. Com muita descontração, o pastor Cezar Camacho comandou a comemoração. Quem esteve na festa ganhou presente, diversos brindes foram sorteados para o público; como cestas básicas, ventiladores, secadores, liquidificadores, etc.
O sósia do Ronaldinho Gaúcho, Flávio Leão, deu um show de simpatia e humor. Flávio é adventista e mora em Recife/PE, o artista viaja pelo país representando em câmera lenta os melhores lances do mundo do futebol. Em cada evento aproveita para testemunhar de Deus, distribuindo literaturas ou revelando os desafios que enfrenta por sua fé.
Após a apresentação de Flávio, já com o sorriso no rosto, cada líder de ASA recebeu um diploma e o Troféu ASA. Foram investidas 15 líderes, das 189, como Líder Master ASA, pela participação no curso de liderança. Em 2010, 17 unidades de ASA destacaram-se nas atividades sociais, servindo a comunidade, para coroar o empenho desse grupo um computador foi sorteado. A equipe da comunidade de Vila Verde festejou o presente.
“Estou muito feliz, esse ano tivemos todo o apoio que precisavámos, a ASA/APL está de parabéns. E agora com esse prêmio poderemos melhorar nosso atendimento. Receber essa homenagem é a confirmação que estamos no caminho certo”, desabafa Margarida Caputo, líder de ASA de Vila Verde.
Os colaboradores e voluntários da ASA/APL também foram homenageados. A equipe é formada pelo pastor Jair Miranda, os colaboradores: Fátima dos Santos, Maria Luciene Carolino e Loide Passo; os voluntários: Karina Casado, Gaudência da Silva, Irailde Araújo, Claudio de Moraes, Atanilde de Oliveira e as professoras voluntárias: Maria Aurenice Luciano e Eliane Cotecero.

REELEITO!

A comissão de nomeação da XXI Assembleia Geral Denominacional da AES, composta por 22 delegados, reelegeu no domingo, 05 de dezembro por volta das 19h, o pastor Jair Lima como presidente da AES para os próximos quatro anos.

Histórico: Filho de David de Lima e Josenita Soares de Lima, nasceu aos 12 de Março de 1962 na cidade de São Paulo.
O Ensino Médio e fundamental foram realizados no Instituto Adventista de São Paulo, IASP, que hoje se chama Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Hortolândia.

Em 1983 graduou-se em Teologia no antigo Educandário Nordestino Adventista, ENA, em Pernambuco e terminou a pós-graduação em Psicologia de Aconselhamento Famíliar na Unisa em 2007.

Iniciou suas atividades pastorais em 1984 no Campo da Associação Paulista Oeste na Igreja Adventista de Nova Europa, interior de São Paulo e em 1985 assumiu o distrito de Teodoro Sampaio e depois em Barretos, também interior de Paulista.

Em 1991 foi chamado pela Associação Espírito-Santense, para assumir o distrito de Nova Venécia, região Norte do Estado, Alto Lage e Vila Velha na Região da Grande Vitória e pastor da Igreja do Educandário Espíritossantense Adventista, Edessa, até ser chamado para assumir os Departamentos de Mordomia, Evangelismo e Secretário Ministerial da Associação Espírito-Santense, durante a Quadrienal realizada em novembro de 2002.

Foi nomeado em Assembléia em 2006 como Secretário do Campo. Em 2009, assumiu a presidência da Associação Espírito-Santense.

Pastor Jair é casado com Ruth de Cássia Camargo de Lima, formada em Licenciatura Bíblia. O casal tem dois filhos, Jader Brandão Camargo de Lima e Denison Brandão Camargo de Lima.

ELEIÇÕES 2010!

Na segunda-feira, 06 de dezembro, a XXI Assembleia Geral Ordinária Denominacional da AES escolheu o corpo de administradores e departamentais que irá dirigir as diversas áreas da Igreja até 2014.

O grupo ficou formado da seguinte forma:
Presidente: Pr. Jair Lima
Secretário: Pr. Paulo Falcão
Tesoureiro: Pr. Daniel Toledo
Mordomia: Pr. Jairo Lopes
Escola Sabatina: Pr. Humberto Magalhães
Ministério Jovem e Música: Pr. Pedro Rodrigues
Educação: Pr. Germano Kefler
Publicações: Pr. Rodrigo Andrade
Evangelismo e Comunicação: Pr. Fábio Duarte
Ministério da Mulher: Rute Lima

NOVA EQUIPE!

Durante a última Comissão Diretiva do ano da Associação Sul Espírito Santense (ASES), realizada no dia 07 de dezembro, na sede da ASES em Campo Grande, Cariacica, definiu os novos departamentais e pastores distritais da ASES.

Para o departamento de Mordomia Cristão e Secretário Ministerial, foi escolhido o pastor Marcelo de Souza Moreria (a esq. na foto), que liderava a Igreja Adventista no distrito pastoral de Jardim América, em Cariacica. Ele substitui o doutor em Teologia Bíblica, pastor Heraldo Vander Lopes, que foi chamado para lecionar na Faculdade Adventista do Amazonas (Faama).

Na direção dos departamentos de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e ASA (Ação Solidária Adventista), foi escolhido o pastor Jairo Mendes dos Santos (a dir. na foto), que liderava a Igreja Adventista no distrito pastoral de Otto Marins, em Cachoeiro do Itapemirim. Ele irá substituir o pastor Lucas Mendes Ribeiro, que irá dirigir a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em todo o estado do Espírito Santo.
Houve também mudanças nos distritos pastorais. Segue a lista dos novos pastores distritais da ASES:


- Mimoso do Sul: Pr Zacarias Gomes Santos, que liderava o distrito pastoral de Alto Laje;
- Campo Acima: Pr Robson Maciel Silva Lucas, recém formado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp);
- Santana: Pr Moisés Silva, que liderava o distrito pastoral de Campo Acima. O distrito pastoral de Santana corresponde às igrejas de Campo Verde, Dom Bosco, Itacibá, Itanguá, Nova Brasília, Nova Valverde, Oriente, Porto Belo II, Santana, Santo Antônio II e Vila Graúna;
- Riviera da Barra: Pr Júlio Cesar Gumes, que conduzia o distrito de Mimoso do Sul. O distrito pastoral de Riviera da Barra corresponde às igrejas de Avenida Brasil II, Barra do Jucu, Barramares, João Goulart, Morada da Barra, Normílha, Ponta da Fruta, Riviera da Barra, São Conrado, Terra Vermelha e Ulisses Guimarães;
- Mucuri: Pr Rafael Stehling de Oliveira, atualmente distrital da Associação Mineira Central (AMC).

ABERTA!

Cerca de 5.000 pessoas aproveitaram o domingo, 05 de dezembro, para adquirir livros, bíblias, CD’s, DVD’s, revistas, produtos naturais e infantis, na maior feira de produtos cristãos do Espírito Santo, a Casa Aberta, que aconteceu na sede da Associação Sul Espírito Santense (ASES) – sede administrativa da Igreja Adventista para o centro sul do Espírito Santo. Nem mesmo o sol escaldante de quase de 35º desanimou àqueles que buscavam obter produtos para enriquecer a sua vida espiritual.

A professora Débora Figueiredo, de Itapemirim, no sul do estado, foi uma das primeiras a chegar. Ela rodou mais de 120 quilômetros e para não perder as ofertas. “Tenho que aproveitar a oportunidade, já que eu quero levar livros, meditações, revistas, lições e a cevada solúvel que a gente não encontra lá em Itapemirim para comprar. Sem contar o monte de encomendas que eu tenho que levar para a minha igreja”, conta Débora, a bem humorada.

Admirador da boa música cristã o gerente comercial Elison Pimenta veio à Casa Aberta adquirir materiais para a família e também para o ministério de louvor que dirige na Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, em Cariacica. Além das compras ele e sua família puderam assistir apresentações musicais com o quarteto Athus, vocal Solanzza, o saxofonista Douglas Lira e outros. “Nós gostamos muito de louvores que pregam a palavra de Deus e até cantamos hinos adventistas dos quartetos Athus, Arautos do Rei e Cânticos Vocal”, afirma Elison, que atua como segundo tenor do quarteto de sua igreja.

Além de um local de compras a Casa Aberta é também um programa para toda a família. Acompanhado da esposa e da filhinha de seis anos, o técnico de informática Thiago Pereira Rodrigues trocou o domingo de praia pela visita à feira de produtos cristãos. “É uma programação bem completa que reúne diversos produtos a preços acessíveis, facilidade de pagamento e ainda com a apresentação da Turma do Nosso Amiguinho, eu tinha que vir com a família toda”, conta Thiago enquanto a pequena Joyce, em seu colo, não tirava os olhos dos bonecos no palco.

Um dos títulos mais vendidos nesta Casa Aberta foi o livro Ainda Existe Esperança, do autor argentino Enrique Chaij. Vendido pelo preço simbólico de apenas um real cerca de 4.000 exemplares foram adquiridos e estarão levando esperança às pessoas ainda neste natal. Durante toda a feira foram vendidos aproximadamente 14.000 itens entre bíblias, CD’s, DVD’s, revistas, produtos naturais e infantis.

“O principal objetivo da Casa Aberta é dar condições para que as pessoas adquiram as literaturas, CD’s, DVD’s e os demais produtos para que elas conheçam mais sobre Jesus e a Sua mensagem”, explica o diretor de Publicações da ASES, pastor Rinaldo de Paula. “E que através desses materiais elas enriqueçam sua vida espiritual e que levem essa mensagem para as outras pessoas também”, finaliza o pastor Rinaldo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

NOVA LIDERANÇA NO RIO!

Nomeados Presidente, Tesoureiro e Departamentais para o próximo quadriênio da Associação Rio de Janeiro da IASD

Para Presidente: Pr. Montano de Barros Netto;

Para Secretário, Mordomia, Testamentos e Legados: Pr. Marcos Antonio Martins de Aguiar;

Para tesoureiro/ecônomo e expansão patrimonial: Armando Luiz Oliveira da Silva;

Ministerial e ASA: Pr. Edimilson Orlando Possmoser;

Ministério Pessoal e Escola Sabatina: Pr. Matheus Leite Tavares;

Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros e Música: Pr. Edson Romero Marques;

Educação, Liberdade Religiosa e Ministério da Família: Pr. Lourival Batista Preuss;

Publicações, Literatura Denominacional, Espírito de Profecia e Comunicação: Pr. Flávio da Silva de Souza;

Ministério da Mulher, da Criança e AFAM: Profa. Carmem Preuss;

Evangelismo e Saúde: Pr. Marcelo Cássio Oliveira

ASSOCIAÇÃO RIO FLUMINENSE ELEGE SEU NOVO PRESIDENTE

No dia 28 de novembro de 2010 no auditório do Colégio Adventista de Itaboraí (CAIT) em Itaboraí – Rio de Janeiro, a Igreja esteve reunida representada pelos delegados regulares e gerais para escolher os novos administradores e departamentais da Associação Rio Fluminense (ARF) para o próximo quadriênio (2011/2014).

III ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA

ASSOCIAÇÃO RIO FLUMINENSE

No dia 28 de novembro de 2010 no auditório do Colégio Adventista de Itaboraí (CAIT) em Itaboraí – Rio de Janeiro, a Igreja esteve reunida representada pelos delegados regulares e gerais para escolher os novos administradores e departamentais da Associação Rio Fluminense (ARF) para o próximo quadriênio (2011/2014).

Presidente da ARF e Missão Global – Pr. Gustavo Roberto Schumann

Secretário e Comunicação – Pr. Aroldo Ferreira de Andrade

Tesoureiro e Expansão Patrimonial – Roseilton Santana Santos

Ministerial, Ministério da Família e Evangelismo – Pr. Geovane Félix de Souza

Mordomia, Saúde e Testamentos e Legados – Pr. Otoniel Almeida Fonseca

Educação, Deveres Cívicos e Liberdade Religiosa – Pr. Paulo Ocimar Ribeiro de Borba

Escola Sabatina, Ministério Pessoal e ASA – Pr. Gilson de Almeida

J.A., Desbravadores e Música – Pr. Max Douglas Schuabb Couto

Publicações e Espírito de Profecia – Pr. Gilberto Basilio

Ministério da Mulher, Ministério da Criança e AFAM – Vânia Santos Schumann

A Associação Rio Fluminense através de seus obreiros e funcionários está orando para que nesse próximo quadriênio o Espírito Santo continue conduzindo a Sua Igreja nesse território tão desafiador.

FESTA!

Comemorando os dez anos da sua fundação, a Associação Mineira Leste está recebendo entre os dias 05 a 13 de novembro recebe a equipe da Voz da Profecia – o Pr. Fernando Iglesias e o quarteto Arautos do Rei. A passagem desta caravana pelo campo tem sido marcada por maravilhosos momentos de louvor, adoração, mensagens com forte conteúdo espiritual e dezenas de decisões por Cristo.
Acompanhe uma breve descrição do que tem acontecido:

Dias 05 e 06 – Governador Valadares

capa_cara_cele_gvNo dia 05 e 06 de novembro, o programa foi realizado na Igreja Central de Governador Valadares. Na sexta-feira, 05, cerca de 600 pessoas participaram do primeiro programa da caravana. Um auditório auxiliar foi montado na quadra a Escola Adventista (CEAOK) com transmissão simultânea. Após o momento de celebração pelo aniversário da AML, os Arautos do Rei fizeram uma emocionante apresentação mesclando um repertório antigo com músicas do novo CD e o pastor Fernando Iglesias apresentou a mensagem bíblica. Várias pessoas atenderam ao apelo e tomaram a sua decisão por Cristo.
No sábado,06, foi realizado duas sessões. A primeira das 09h00min às 10h30min para os membros do distrito Central de GV e a segunda a partir das 11h00min para os membros dos distritos de Vila Isa e Bairro de Lourdes.

Dia 06 a noite em Coronel Fabriciano

capa_cara_cele_c_fabriNeste mesmo sábado, 06, a equipe se dirigiu para a cidade de Coronel Fabriciano,onde uma bonita festa estava preparada no Teatro da UNILESTE. Neste mesmo fim de semana foi festejado os 45 anos da igreja Adventista na cidade, recebendo a presença de pastores que passaram pela igreja e do Prof. Euler Bahia, filho do Pr. Tesinho Bahia um dos primeiros pastores adventistas que trabalhou na região. A presença da equipe da Voz da Profecia foi o ponto alto da festa. A igreja e a comunidade local se emocionaram com as músicas cantadas pelos Arautos do Rei e com a mensagem da Palavra de Deus apresentada pelo Pr. Fernando Iglesias. Dezenas de pessoas tomaram a decisão para o batismo no final do sermão.

Dia 07 – Ipatinga

capa_cara_cele_ipaFoi emocionante contemplar as mil e trezentas pessoas que se reuniram no amplo e confortável auditório do Clube IPAMINAS, cantando com emoção e entusiasmo, e se emocionando durante a apresentação dos Arautos e a pregação do Pr. Fernando Iglesias. O distrito de Ipatinga, liderado pelo Pr. Gilson Brito, se organizou para fazer da Caravana o ponto culminante do projeto do REENCONTRO, onde os membros ausentes foram os convidados especiais. Na sexta-feira dia 05 as igrejas realizaram um culto especial para eles e no sábado a noite, dia 06, realizaram um coquetel, para reafirmar os laços sociais com os membros da igreja. Dezenas destes queridos irmãos, tomaram a decisão de voltar para os caminhos de Cristo e para a sua igreja no apelo direto feito pelo Pr. Iglesias.
Em Ipatinga o programa aconteceu em um bonito e amplo auditório do Clube IPAMINAS, onde cerca de mil e quatrocentas pessoas se uniram em uma bonita noite de louvor e adoração.

EVANGELISMO NA RJS.

Nesta quinta feira (23) cerca de cinqüenta servidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região Sul do estado foi desafiada a participar de um projeto intitulado “Terra da Promessa”.
A proposta se consiste em evangelizar, batizar e fundar uma igreja no município de Rio Claro – RJ onde não existe ainda presença adventista. A localidade possui mais de 18 mil habitantes e a expectativa é de até dezembro ter um grupo de estudantes dos escritos bíblicos.
A administração da ARS na pessoa do presidente Eurípedes Carvalho apresentou o programa e desafio a equipe de servidores a se comprometerem com este trabalhando orando todos os dias para que em 2011 e 2012 seja erigida uma grande igreja nesta cidade.
Em sua fala Carvalho frizou, que para abreviarmos a volta de Jesus é preciso que unamos esforços e trabalhemos unidos para a realizar este sonho. Ao final do programa os funcionários se comprometeram a não somente orar como também apoiar financeiramente o programa através de um pacto de amor para a construção da igreja.
Em breve todos os pastores dos mais de quarenta distritos serão envolvidos numa arrancada evangelística similar.

Lágrimas de alegria marcam Encontro de Tesoureiros


Mais de duzentos líderes de Tesouraria lotaram o Centro de Treinamento de Satulina para participar do Encontro de Tesoureiros promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia na região Sul do Estado.
Por volta das 18h os fiéis participaram de uma santa ceia dirigida pelo líder da igreja nesta região - Eurípedes Carvalho.
Numa solene cerimônia de santa ceia com uma ornamentação nos moldes dos tempos e costumes bíblicos, os representantes foram recebidos por uma equipe vestida a caráter recepcionando a cada parti

PREPARO!


Mais de 500, líderes de pequenos grupos, participaram do fórum , realizado pelo Ministério Pessoal da AMC. O evento ocorreu no CATRE em Belo Horizonte no dia 20 de novembro, além da presença do Pr.Ursulino Freitas , presidente da AMC e Pr.Daniel Toledo , ( Tesoureiro), estiveram presentes: Pr.Jolivê Chaves, líder do Ministério Pessoal para toda América do Sul.( DSA) e Pr.Paulo Godinho , Líder do Ministério Pessoal para os estados de Minas Gerais , Espirito Santo e Rio de Janeiro( UEB).
Os pastores distritais motivaram os seus pequenos grupos para realizações maiores no ano de 2001. Tivemos momentos especiais de oração, testemunho e muito louvor.
O ponto alto do evento foi o compromisso assumido pelos participantes de formarem 2000 pequenos e assim pela graça de Deus, conduzir duas mil pessoas ao batismo na semana de colheita que será realizada em 2011, pelo Pr.Luiz Gonçalves

PARABÉNS...

A Rádio Novo Tempo promoveu na terça-feira, 30 de novembro, um jantar especial no Cerimonial Casa Di Lucca, em Vila Velha. Participaram da festa os funcionários da e parceiros da emissora. O objetivo foi comemorar mais um ano de vitórias e conquistas.

O programa que começou às 19:30h com oração feita pelo pastor responsável pela organização do evento Jesus Vida Verão, Evaldo Carlos, da primeira igreja Batista da Praia da Costa. Em seguida o cantor Rawf Welton, do Vocal Sollanza, apresentou uma música especial.

O diretor da Rádio Novo Tempo no Espírito Santo, pastor Irineo Koch, apresentou as metas que foram alcançadas durante o ano e o crescimento que as rádios de Afonso Cláudio, Nova Venécia e Vitória tiveram nesse período.

Ao final o presidente da AES, pastor Jair Lima, fez uma reflexão sobre gratidão e usou como base a história “A cura de dez leprosos”, relatada na bíblia em Lucas 17:12 – 19.

EVANGELISMO!

Na última terça-feira, 20 de abril, o pastor da Igreja Adventista na região de São Domingos do Norte, pastor Alan Johnys, fez uma visita ao prefeito da cidade. No encontro ele entregou uma revista “Esperança Viva” e o livro "Tempo de Esperança".

A Biblioteca Municipal também recebeu a literatura adventista.

Segundo o pastor Alan as literaturas também chegarão às mãos do juíz da comarca de São Domingos do Norte e do promotor.

Casa Aberta atende mais de 1.400 pessoas

No sábado à noite uma equipe de funcionários da Associação Espírito-Santense, AES, preparavam a quadra do Colégio Adventista de Vitória para o primeiro grande evento do departamento de Publicações. A Casa Aberta.

O evento reuniu materiais didáticos, alimentos naturais, CDs e literaturas evangélicas. Como é aberto ao público, muitos cristãos aproveitam a oportunidade para adquirir os materiais. Pessoas de outras denominações ouviram na rádio Novo Tempo o anúncio e compareceram no domingo, 13 de junho.

Para recepcioná-los a administração da AES mobilizou todos os funcionários para ajudarem. Todos chegaram cedo! E às 8:00 horas os portões se abriram.

Muitas atrações foram preparadas para essa Casa Aberta, como a cantora Ana Beatriz, do Rio de Janeiro, e também cantores da região, convidados pelos organizadores.

Na edição desse semestre foram feitos 1.447 atendimentos. Foram 12.495 produtos vendidos. O item que teve mais saída foi a lição de professores da Escola Sabatina. Como de costume, foram distribuidos brindes como: Edredon, espremedor de frutas, forno elétrico, ventilador, batedeira, ferro de passar e sanduicheira. Quam faturou a bicicleta foi o senhor Sérgio Rosa Marques.

A Casa Aberta contou com a presença do caminhão da Superbom esse ano.

Encontro de Anciãos

Reavivando os casais para o cumprimento da missão, este é o tema do Encontro de Anciãos da Associação Sul Espírito Santense (ASES), que acontece nesse sábado, 27 de novembro, no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catres), em Guarapari, a partir das oito horas.
O encontro, destinado aos anciãos casados das 254 igrejas e grupos adventistas do centro sul do estado, tem o objetivo de fortalecer os líderes e suas famílias para o cumprimento da missão.
“Durante vários anos a Igreja Adventista tem direcionado encontros como o foco em doutrinas, profecias e outros temas eclesiásticos, mas agora percebemos a importância de trabalhar a vida familiar dos anciãos. E este encontro vai proporcionar subsídios, psicólogos, terapeutas, materiais e demais ações que venham fortalecer a vida familiar dos nossos líderes”, adianta o Secretário Ministerial da ASES, pastor Heraldo Lopes.

MUDANÇA NO MANUAL DA IASD!

Ao todo, conforme informou a ANN (agência de notícias internacional da Igreja Adventista), as revisões no Manual da Igreja Adventista somaram mais de 95 pontos até agora. Grande parte são alterações apenas de forma, mas uma das tônicas também presente nas modificações foi o cuidado em relação a abusos praticados contra crianças.

Os delegados aprovaram algumas deliberações que, de maneira prática, ajudam a evitar esta prática. Entre as aprovações está a de realizar um maior controle em relação a transferências de membros que estiveram envolvidos com algum tipo de abuso. Atualmente, de acordo com o Manual da Igreja Adventista, quando um membro é transferido para uma congregação não se pode fazer qualquer observação ou comentário sobre o membro por escrito, mas a comissão apenas pode ou não autorizar essa transferência.

Agora, há apenas uma exceção a ser informada à nova igreja: se há no histórico do indivíduo notícia de abuso de menores. Ou seja, mesmo que o indivíduo tenha tido problemas no passado e os tenha superado, voltando a ser regular na Igreja, essa informação deve ser, confidencialmente, passada ao pastor ou ao primeiro ancião da congregação para onde o membro está sendo transferido. Na avaliação do diretor jurídico da Divisão Sul-Americana, o advogado Luigi Braga, “a alteração foi aprovada pela maioria diante da grande necessidade de proteção absoluta às crianças que frequentam a Igreja em todo o mundo”.

LIDER DE COMUNICAÇÃO MUNDIAL:

Desde 2007, na Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na condição de número 2 da comunicação mundial, o brasileiro Williams Costa Jr, de 58 anos, está otimista quanto ao futuro. Em sua mente, duas metas estão bem claras para os próximos cinco anos para a estratégia de comunicação de uma organização com quase 17 milhões de membros e profundas diferenças culturais. Ele se tornou o novo diretor de comunicação em nomeação realizada em Atlanta, nos Estados Unidos, nesta semana. O pastor Costa Jr. vai assumir um departamento com nove pessoas e atuação nos segmentos de relações públicas, assessoria de imprensa, agência de notícias, web e produção de conteúdo para TV, além de campanhas publicitárias. Experiência ele tem: já foi diretor da TV Novo Tempo e do Está Escrito em português.

“Uma das metas que precisamos perseguir é a de integrar as mídias adventistas como rádio, TV, web, agência de notícias”, comenta. Quando fala em integração, sendo mais específico, o brasileiro afirma que uma das ideias é que se crie uma espécie de central de jornalismo, por exemplo, capaz de gerar conteúdo relevante para a Igreja Adventista e para interessados nas informações adventistas, e que seja aproveitado por todas as mídias simultaneamente. O resultado, na avaliação de Costa Jr, é diminuição de custos e resultados mais efetivos. “A comunicação não é um departamento, mas um serviço estratégico”, explica.

Outra grande meta do novo diretor é a expansão e consolidação da web como grande plataforma para propagação da mensagem do evangelho em todo o planeta. Perguntado mais detalhadamente a respeito do que poderia ser feito, Costa Jr. afirmou que a atuação através de redes sociais terá grande importância nos próximos anos, o que permitirá uma maior interatividade. “Queremos, também, estimular o desenvolvimento próprio de canais de comunicação na web. Quando eu vejo um Facebook ou um Twitter, fico pensando em por que os adventistas, também, não podem criar mecanismos assim. Vamos trabalhar neste sentido”, assegura o líder.

TV NOVO TEMPO.

No domingo, 14 de novembro, foi inaugurada mais uma TV Novo Tempo no território da AES. Conhecida como "cidade da paz", Mantenópolis é um município do Espírito Santo com uma população de mais de 11.300. A TV vai ser transmitida na cidade através do canal 5.

Na festa de inauguração, que foi realizada na principal praça da cidade, o Clube de Desbravadores Soldados a Serviço do Rei desfilou. Ali também houve concursos e sorteios de sete cestas básicas.

MUTIRÃO DE NATAL

Pelo segundo ano consecutivo, o programa Mutirão de Natal, uma das ações promovidas pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) recebe apoio de divulgação na Rede Globo de Televisão, uma das mais importantes do Brasil. Um vídeo curto com duração de 31 segundos, narrado pelo idealizador Sérgio Azevedo, já está sendo veiculado na emissora em âmbito nacional. Ao final do vídeo, há o apoio oficial da Rede Globo com o slogan “Solidariedade, a gente vê por aqui”.

Segundo o diretor da ADRA Brasil, Paulo Lopes, esta divulgação nacional é importante para conscientizar a população a respeito da necessidade de minimizar a fome de milhares de pessoas a cada ano. “É muito bom ver que a mobilização pelo Mutirão está ganhando espaço na mídia, junto às autoridades e com a população em geral. É uma forte rede de solidariedade cristã”, comenta Lopes.

Destaques no Mutirão no Brasil - Na sessão do último dia 16 de novembro, o deputado estadual Nicodemos Falcão (DEM), de Aracaju, capital de Sergipe, ocupou a tribuna para se congratular com o trabalho realizado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Na região administrativa chamada Missão Nordeste, que coordena os trabalhos da Igreja Adventista nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba já arrecadou mais de 70 toneladas de alimentos. Na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, os meios de comunicações locais (Rádio e TV )deram destaque a campanha deste ano. Em Natal, a TV Ponta Negra, parceira desde a sua primeira edição, já reservou um horário para o programa exclusivo na sua emissora e fará uma cobertura no lançamento oficial do Mutirão de Natal -2010. Na cidade paulista de São Carlos, vereadores já aderiram à campanha anual e também usam sua influência para multiplicar a ajuda.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Época na Educação publica matéria sobre instituição adventista

O IASP (Centro Universitário Adventista Campus 3) marcou presença na terça-feira, dia 26 de outubro, na comemoração dos 10 anos da Revista Época na Educação. O programa foi realizado na Academia de Competências da Editora Globo em São Paulo e teve a participação do Coral de Libras, mini orquestra e um solo, todos apresentados por alunos da Instituição.O IASP também marcou presença em reportagem publicada nas páginas 22 e 23 da edição de outubro da Revista Época na Educação, da Editora Globo. O texto foi escrito pela jornalista Charlise Alves com a colaboração de Ana Claudia Martins.

MUTIRÃO DE NATAL 2010!

Através do Esporte Solidário, crianças de 5 a 14 anos recolheram 12 mil quilos em alimentos, brinquedos, roupas e calçados. Deste total, nove mil foram coletados por crianças da educação infantil e fundamental menor. A entrega do material recolhido aconteceu no dia 19 de novembro e vai beneficiar famílias carentes atendidas pela área social da prefeitura municipal de Hortolândia, no interior de São Paulo.

MUTIRÃO DE NATAL 2010!

O sábado, dia 20, foi dia de recolher alimentos para o Mutirão de Natal em Joinville. Mais de 200 voluntários saíram pelas ruas do bairro Costa e Silva em um movimento chamado de Maratona da Solidariedade - promovido pela RIC Record da cidade -, que envolveu a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), cinco instituições não governamentais e voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade. O resultado não podia ser melhor: em menos de três horas de trabalho, foram arrecadados 3,5 mil quilos de alimentos, mais roupas, calçados e brinquedos.
Por volta de 9 horas da manhã, perto de 50 vans escolares se perfilaram ao lado da Praça do Bosque, no coração do bairro Costa e Silva, um dos mais populosos de Joinville. Divididos os voluntários, era a hora de correr pelas ruas em busca de alimentos. Até o meio-dia, as equipes passaram pelas residências. No final, se reuniram na escola adventista do bairro, para a contabilização e separação das doações. Os alimentos recolhidos serão organizados em cestas básicas que ficarão de responsabilidade de cada uma das instituições participantes. Para a Igreja Adventista, esta foi uma das etapas do Mutirão de Natal em Joinville. No dia 5 de dezembro, todas as igrejas da cidade farão carreatas em seus respectivos bairros para continuar a arrecadação.
Mais do que as toneladas de alimentos, a maratona serviu para testar a solidariedade dos moradores e os nervos dos participantes. A cada casa, uma nova surpresa. Os voluntários adventistas percorriam as casa com panfletos evangelísticos, que eram entregues a cada batida na porta das casas. "As pessoas ficavam felizes aos receberem o material. É muito bom esse contato com as pessoas", explicou o jovem Ícaro Gonçalves Vieira, de 11 anos. O trabalho conjunto das entidades também foi o ponto forte da maratona. "Quando se procura o bem das pessoas, não importa a parceria que se faça e as formas", completou Adilson Andrzejewski.

MUTIRÃO DE NATAL 2010!

O período de 03 a 18 de novembro foi marcado pelo exercício da solidariedade no Colégio Adventista Marechal Rondon, em Porto Alegre. Como resultado do esforço dos estudantes, 11 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas e beneficiarão famílias carentes da região no próximo Natal. O projeto da escola faz parte da campanha Mutirão de Natal, abraçada por toda a rede educacional adventista em 2010.
A força solidária dos estudantes do colégio em Porto Alegre foi canalizada por meio de uma gincana. Para Inajara Guerreiro, líder de uma das equipes, o maior desafio foi motivar o grupo: “A gente não sabe o que é passar fome. Por isso tive de motivar a equipe para conseguir o máximo de alimentos possíveis para atender a necessidade das pessoas carentes”, conta.
Os alimentos serão repassados para entidades assistenciais, cujos nomes foram sugeridos pelos membros de cada equipe. Uma das beneficiadas é a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), agência humanitária internacional com forte atuação também em todo o Estado. No dia 26 de novembro, representantes desta e de outras entidades contempladas prestigiaram no Colégio o encerramento da “Gincana Solidária”.
Camila Menezes, do 1.º ano do Ensino Médio, destaca a união do colégio inteiro em prol do próximo. “Foi muito legal ver a integração das equipes compostas por alunos de todos os níveis. Sem a gincana as turmas eram unidas apenas entre si, separadas dos demais, mas com a gincana houve a união de todo mundo, e isso foi muito legal”, avalia. A estudante Júlia Zardo, que também liderou uma das equipes, resume o seu contentamento em ter participado da atividade social. “Pensar nas pessoas que serão beneficiadas com esta ação foi muito motivador. Mais, inclusive, que ganhar a gincana”, enfatizou.
Educação Solidária - Durante todo o ano letivo, a rede educacional adventista na região Sul do Brasil se envolveu no projeto Educação Solidária e, a partir dele, foram desenvolvidas ações voltadas não só para a arrecadação de alimentos, mas também para projetos de conscientização ambiental e ações pelo fim da violência infanto-juvenil. A atuação no programa Mutirão de Natal compreendeu a última ação sugerida para o projeto escolar em 2010.
Dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que, cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. De acordo com a entidade, este é o maior número desde 1970. O aumento do contingente de pessoas que não têm o suficiente para comer está concentrado nos países em desenvolvimento. No Brasil, 7,5 milhões de pessoas têm renda inferior a um dólar por dia, mesmo com políticas públicas para reduzir esse número, ainda há muito a ser feito.
Pensando nisso, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), desde 1994 realiza o Mutirão de Natal – um projeto que nasceu a partir da ideia de membros leigos e que, aos poucos, foi tomando amplitude a ponto de se espalhar pela América do Sul. Entre as instituições que apóiam essa iniciativa, está as Escolas Adventistas de todo Brasil que, por meio de estudantes e educadores, mobilizam a comunidade escolar a participar do ato solidário, que visa a arrecadação de alimentos e agasalhos e a realização de ações de desenvolvimento comunitário. De 2004 até 2008, foram mais de 4 mil toneladas arrecadas. Só no ano passado, mais de cinco mil toneladas de alimentos beneficiaram milhares de pessoas.
O empresário e comunicador Sérgio Azevedo e sua esposa, Marli Azevedo, foram os idealizadores do Mutirão de Natal. No início, ele não imaginava que a campanha encabeçada por uma gincana da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Botafogo, na cidade de Rio de Janeiro, fosse ganhar tamanha amplitude e destaque.
O nome da campanha é alusivo ao período em que normalmente são entregues as doações, apesar de não se restringir apenas à época do Natal. Desde que surgiu, o Mutirão de Natal recebeu credibilidade entre os cariocas. Em 2005, um grupo de alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) da cidade do Rio de Janeiro realizou um trabalho de mestrado sobre o projeto.
Desde o ano passado, a Rede Globo de Televisão apoia a campanha. “Além de dar o espaço, é um aval de qualidade. Entre milhares de projetos, eles escolhem dois ou três para apoiar, o Mutirão de Natal é um deles”, disse Sérgio Azevedo. Assista ao vídeo no final desta entrevista.
Confira a seguir a entrevista realizada com Sérgio Azevedo que conta como surgiu o Mutirão de Natal e como se espalhou pela América do Sul.

Como surgiu a ideia do Mutirão de Natal?
Em dezembro de 1994, algumas semanas antes do Natal, o pessoal do departamento local da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) da Igreja Adventista do Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, estava praticamente com as prateleiras vazias, sem alimento para doação. A Marli, minha esposa, havia assumido a direção do departamento, e ela estava apavorada porque não tinha mantimento para montar as cestas que seriam doadas aos necessitados que estavam cadastrados naquele ano. Normalmente, a igreja do Botafogo preparava entre 500 a 550 quilos de cestas para os necessitados, mas naquele ano não tinha quase nada. Numa sexta-feira à noite, em casa, durante o jantar, surgiu a ideia de promover uma gincana que mobilizasse os membros a doarem. Pedi à minha esposa que entrasse em contato com o pastor e com a liderança da igreja, enquanto eu planejava como seriam as atividades.

Inicialmente, como foi a participação das pessoas?
Dividi a igreja em três grandes grupos, a partir das letras iniciais do nome das pessoas. Com essa divisão, praticamente todos participaram. Aqueles “clubes do bolinha” meio que acabaram. Se não dividíssemos dessa maneira, talvez o projeto não tivesse o sucesso que teve. Passamos as tarefas: eu pedi 500 quilos de alimentos para cada equipe, só que eu coloquei uma cláusula no projeto: a cada tonelada a mais que a equipe conseguisse arrecadar, ganharia um ponto extra. Isso deu um gás tremendo, porque tinham que arrecadar tudo em uma semana. O primeiro Mutirão de Natal, da concepção ao fechamento, começou na sexta-feira à noite, foi lançado no sábado seguinte, e durou uma semana. Resultado: arrecadamos 54 toneladas de alimentos. Na média histórica da igreja do Botafogo, levaríamos 108 anos para arrecadar a mesma quantidade. As pessoas ficaram maravilhadas, era tanto quilo, tanto material, não havia nem lugar para colocar. Abastecemos todas as igrejas pobres do Estado do Rio de Janeiro, e ainda sobrou para o estoque da ADRA local. Deus nos abençoou muito. A igreja se movimentou, não só em alimento, mas na fé também.

O senhor imaginava que o Mutirão de Natal teria tamanha amplitude?
De início não, o projeto funcionava quando os leigos se disponibilizavam a realizar. Nada era imposto, ou obrigatório. Começamos a acreditar que era um projeto grandioso no início de 2000. Muitas igrejas queriam realizar o Mutirão de Natal e a mídia começou a divulgar. Muitos lugares começaram a pedir as orientações de como realizar o projeto.

Qual a mensagem que o senhor deixa para os que participaram e também para aqueles que não participaram?
Primeiramente quero fazer alguns agradecimentos: à FGV do Rio de Janeiro que reconheceu em 2005 um grupo de alunos que fez um trabalho de mestrado. Eles ficaram cerca de nove meses estudando o Mutirão. O título do trabalho foi: Projeto Mutirão de Natal – um estudo sobre a gestão do projeto. Foi muito útil, a gente ganhou várias sugestões para amplificar o projeto; quero agradecer a mídia, aos jogadores e empresários que, voluntariamente, emprestaram a imagem pessoal, e também à Rede Globo de Televisão, porque desde o ano passado ela apoia o projeto. Além de dar o espaço, é um aval de qualidade. Entre milhares de projetos, eles escolhem dois ou três para apoiar, o Mutirão de Natal é um deles. Quem nunca participou, procure uma Igreja Adventista e participe de alguma maneira, doando ou ajudando na entrega. Se a pessoa está impossibilitada de ajudar, pode orar pelo projeto para que continue crescendo. Hoje o Mutirão não arrecada apenas alimentos, também arrecada roupas, livros, sapatos, brinquedos e, também, desenvolve projetos sociais.

Encerramento nacional do Mutirão de Natal
No dia 18 de dezembro será realizado, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho, a grande celebração de encerramento do Mutirão de Natal 2010. Na ocasião serão apresentados os resultados da campanha. [Equipe ASN, Olivandro Maia
Unir forças para ajudar famílias carentes no final do ano foi um dos objetivos das escolas adventistas na região central de Manaus. A campanha de arrecadação de alimentos, roupas, e brinquedos começou há pouco mais de um mês, e causou uma verdadeira agitação entre os alunos das escolas adventistas.
Foram semanas arrecadando alimentos, roupas, sapatos e brinquedos. As oito escolas e o colégio da Rede realizaram gincanas entre as classes, e nos dias 25 e 26 de novembro foram entregar tudo o que foi arrecadado a instituições filantrópicas, e viverem experiências marcantes no desenvolvimento da solidariedade entre as crianças e adolescentes.
Na quinta-feira, 30 alunos das Escolas da Liberdade e Japiim se encontraram cedo para carregar alimentos e levarem até a Casa do Idoso São Vicente de Paula. Os 30 idosos, homens e mulheres, assistiram apresentação musical, mensagem bíblica, ganharam livros, flores e contaram muitas histórias. “Pra mim é uma satisfação e um prazer em receber essas crianças, porque eu também já fui, e acho muito importante essa iniciativa de beneficiar idosos, que muitas vezes vivem oprimidos”, destacou Antônio Gerônimo Cordeiro, de 80 anos.
À tarde, 40 alunos do IAM e Escola da Raiz suaram a camisa carregando as cestas para o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC). Chegando lá Eles conheceram o trabalho realizado pela casa e assistiram vídeo sobre solidariedade. Conheceram também algumas crianças que estão em tratamento, e recuperação. “Entrei aqui com 11 anos de idade, e hoje tenho 18, e acho lindo crianças dessa idade aprendendo a ser solidárias, e a dizer a paciente como nós que temos esperança e que vamos ficar curados”, declarou Érica Lima, paciente GACC.
A sexta-feira começou muito agitada para os alunos das escolas do Santo Antônio, e São Jorge. Eles visitaram a Casa VHIDA, Associação de apoio à criança com HIV. Os alunos cantaram e interpretaram uma música. As crianças da Casa também ouviram uma história bíblica e além dos alimentos, receberam muitos brinquedos e roupas. Segundo a nutricionista da Casa, Rosemar Onorato “é fundamental para o crescimento das crianças que elas tenham a qualidade de vida, e sejam inseridas pela sociedade sentido esse abraço carinhoso que hoje recebem dos alunos”.
Ainda pela manhã alunos das escolas da Alvorada e Central chegaram à Aldeia Infantil SOS do Amazonas com muita animação, e doações. No abrigo, que acolhe as crianças em risco social, os alimentos doados pelas escolas vão beneficiar 600 pessoas. A comunidade indígena em São Gabriel da Cachoeira, também recebeu alunos e as doações da escola adventista na cidade.
A união, empenho e dedicação dos alunos levaram esperança e alegria para centenas de famílias necessitadas. Foram 10 toneladas de alimentos, e mais 12 mil itens entre roupas, sapatos, brinquedos e produtos de higiene. “Achei inspirador e fazendo essas coisas eu sou beneficiada, e ajudo outras pessoas que precisam mais que eu. Pretendo continuar solidária e me sinto honrada porque as pessoas auxiliadas vão sorrir, e aquele sorriso será porque eu fiz algo bom para elas”, revelou a aluna Fernanda Souza, 15 anos. Os alunos aprenderam mais sobre a importância da solidariedade, carinho, atenção e espírito de equipe, e as escolas adventistas reafirmara o “Compromisso com seu futuro”.

PREMIAÇÕES...

Era pra ser apenas um trabalho da matéria de Ética e Responsabilidade Social para o curso de Administração de Empresas da Faculdade Metropolitana de Curitiba. Mas Alamo Caio da Silva, um funcionário da Associação Sul Paranaense (ASP), identificou a oportunidade de apresentar a face social da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O tema do grupo ao qual Alamo pertence fez uma exposição sobre fome e pobreza e apresentou dados da miséria no mundo e no Brasil. “Aproveitei a oportunidade para apresentar a ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) durante a exposição, destacando o trabalho social que ela desenvolve em todo o mundo”, comenta.
Alamo usou também vídeos promocionais da ADRA onde pessoas famosas falam sobre a organização. “Foi uma oportunidade também para pedir a contribuição dos colegas, e a eles entregue sacolas da ADRA para que pudessem contribuir com o Mutirão de Natal”, explica. Além disso, foram distribuídos entre os colegas de turma 17 livros Ainda Existe Esperança.
Continuando o envolvimento no Mutirão de Natal, no dia 2 de dezembro foi o Dia D na gincana que envolve quatro pequenos grupos dos servidores da ASP. O palco da sala de cultos matinais ficou lotado de doações que incluem alimentos, roupas, sapatos, cobertores e brinquedos.
Ao final, o pastor Gerson Marques, coordenador da ADRA na ASP falou aos funcionários sobre a importância de ajudar ao próximo.